Categorias
Baliza e Tambor

Guia de Transporte Animal Eletrônica já está valendo em São Paulo

O objetivo do documento é facilitar e desburocratizar o processo de transporte de equinos no estado

Foi publicada no Diário Oficial do Executivo do Estado de São Paulo, na sexta-feira (16/04), a Resolução SAA 24/2021 que “adota a Guia de Trânsito Animal (GTA) para o trânsito interestadual e intraestadual de animais e autoriza o formato eletrônico (e-GTA) no transporte intraestadual, e dá outras providências.” A resolução simplifica ao condensar em um único texto, Leis, Decretos e Resoluções Estaduais, além de Instruções Normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), todas vigentes.

De acordo com o médico veterinário e consultor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), César Vilela, a resolução é uma grande conquista. “Agora, com a possibilidade de transportar os animais sem ter a obrigatoriedade de imprimir documentos e utilizá-los a partir de um celular, é um primeiro passo para desburocratizar e agilizar o processo de emissão de documentos”, afirmou.

A e-GTA, modelo eletrônico da Guia de Trânsito Animal (GTA), permitirá que o tutor que estiver transportando os animais possa apresentar o documento através de dispositivo eletrônico, sem a necessidade de impressão, sendo importante ressaltar a necessidade da apresentação física dos demais documentos zoosanitários. O prazo de validade da e-GTA será de, no máximo, sete dias quando solicitada pelo usuário externo.

Segundo César Vilela, essa alteração proporciona maior comodidade, à medida que permite ao criador solicitar sua e-GTA com mais antecedência, visto sua validade de até sete dias, valendo ainda salientar a possibilidade de ampliação do prazo para trânsito interestadual em dois dias e quatro dias a mais para o transporte intraestadual. “De acordo com uma norma instrutiva do MAPA e da orientação da Defesa Agropecuária Estadual, o usuário teria até três dias para o transporte intraestadual e, no máximo cinco dias para o interestadual”, explicou.

Para os treinadores que estão sempre em provas, é uma notícia muito boa que a agrega na agilidade do dia , em especial quando há eventos. Já que muitas vezes dos Escritórios de Defesa Animal não são na mesma cidade de residência.

Conheça mais sobre a ABTB , siga as redes sociais da Associação @abtbtreinadoresoficial

Para mais notícias clique aqui.

Fonte: ABQM

Deixe uma resposta